quinta-feira, janeiro 18, 2007

pirataria e afins - quem rouba quem?

estão cada vez a ser tomadas maiores e mais rígidas leis sobre a pirataria de música na internet. pior, tentam mostrar que as pessoas que fazem download de um álbum estão a ser criminosas. a verdade é que há muita gente a meter muito dinheiro ao bolso, e estão preocupados porque, há uns anos atrás, planeavam ganhar muito mais por esta altura do que está a suceder. e porquê?

1 - parece-me que o preço de fabrico de um cd tem baixado consideravelmente de preço.

2 - com os downloads disponíveis para compra na internet, o preço de cada música diminui também.

3 - com o aumento do número de estúdios, e com a era digital, a gravação caseira apresenta já resultados fantásticos, diminuindo em muito o custo de gravação, seja para artistas ou editoras.

4 - as capas, os booklets e os digipacks são cada vez mais baratos, tal é a oferta de fabricantes e de álbuns feitos.

e no entanto os preços finais do cd nunca baixam, pelo contrário, aumentam.
estão a fazer tudo o que for possivel para não mexer no preço dos discos, para que todos continuem a ganhar o seu dinheirinho fácil, sem ter de se adaptar aos novos tempos.
e quais são os artistas mais prejudicados? os multimilionários, é claro.
os grupos mais "pequenos" beneficiam até certo ponto deste processo de "pirataria", já que muitos deles nunca teriam sequer hipótese de mostrar o seu trabalho de outra forma.
vejam o caso dos Arctic Monkeys, que vieram do nada e, com umas músicas no myspace, tornaram-se uma banda de top uma semana depois do seu primeiro álbum ser lançado.
em Portugal temos os Linda Martini, que "ofereceram" o seu primeiro EP na internet, com que se tornaram conhecidos, permitindo-lhes aumentar significativamente o número de concertos. agora lançaram o primeiro cd, nem está caro, 12€, e as vendas não estão a correr mal. e acreditem, quase todos os que compraram o disco já o tinham nos seus discos rígidos.
_____________________________________________
DACC